INTRODUÇÃO: O SEU CORPO E O MANGOSTÃO

 

Vamos falar um pouco sobre doença. Numa análise final, quando alguma coisa corre mal, o corpo humano tem de se regenerar a si próprio. Os médicos podem auxiliar (ou intervir de alguma forma) no processo de cura através de medicação ou cirurgia, mas independentemente da intervenção, esta apenas pode auxiliar o corpo humano.

Enquanto pacientes, podemos tomar uma série de iniciativas para auxiliar o nosso corpo a recuperar. Tentar descansar mais é sempre uma opção. A alteração de certas rotinas e alterações na dieta alimentar são regularmente parte deste processo. Contudo, e talvez mais importante, podemos disciplinar a nossa forma de pensar de modo a que o desespero e a depressão não surjam e piorem a situação.

Contudo, e apesar dos nosso melhores esforços, a recuperação é muitas vezes lenta; dolorosa ou ambas. Por vezes a recuperação nunca acontece e o indivíduo fica incapacitado ou pior. Enquanto os suplementos são provavelmente da maior importância na prevenção da doença, podem igualmente assumir um papel crucial quando a doença ataca. Para que a doença se manifeste, é necessário que, a nível celular, algo já se esteja a passar há algum tempo. Todas as doenças começam neste nível elementar e o primeiro desequilíbrio ocorre sempre na função celular. Para que o corpo consiga manter homeostase (o estado de equilíbrio que caracteriza um organismo saudável) requer, em primeiro lugar e fundamentalmente, uma quantidade garantida de nutrientes para utilizar como matéria-prima para a vida. Usualmente, a doença ocorre quando esta necessidade de nutrientes é interrompida. A suplementação é uma importante forma de equilibrar o balanço celular. O melhor suplemento será aquele que contiver o maior e mais variado número de fito nutrientes permitindo ao organismo lutar para restabelecer a totalidade das suas funções. Nenhum outro suplemento excede a capacidade do Mangostão de fornecer uma variedade de fito nutrientes. Quarenta e três xantonas, várias catequinas e proanthocyanidinas (proanthocyanidins) importantes, assim como esterol e polissacarídeos (polysaccharides) são as principais classes de fito nutrientes no fruto.

AS XANTONAS SÃO ÚNICAS DO MANGOSTÃO. Apenas cerca de 200 xantonas foram identificadas na natureza, e quarenta e três destas foram encontradas neste fruto. A maior parte das outras xantonas conhecidas são encontradas em certas plantas de classe baixa e não estão disponíveis em quantidades significativas.

Os nutrientes no fruto do Mangostão têm vindo a ser objecto de estudos científicos desde há muitos anos. A investigação sobre xantonas tem vindo a ser levada a cabo em universidades em diversos países. CENTENAS DE ESTUDOS têm vindo a ser publicados sobre esta nova classe de fito nutrientes.

Muitos dos estudos elaborados não são pertinentes para o tipo de catequinas específicas encontradas no Mangostão, mas a maioria das investigações incidiram sobre catequinas que co-existem tanto no chá verde como no fruto do Mangostão.

CATEQUINAS, assim como as proanthocyanidinas (proanthocyanidins), são um subconjunto de uma mais larga categoria de fito-nutrientes existentes nas plantas denominados bioflavonoides. Nem todos os artigos científicos, obviamente, dizem respeito a bioflavonoides ou a proanthocyanidinas (proanthocyanidins) não especificadas encontradas no Mangostão, mas um número substancial sim.

Vários tipos diferentes de polissacarídeos (polysaccharides) são igualmente encontrados no Mangostão, mas de momento, a fraccionalização química detalhada do fruto que os permite identificar a todos não foi ainda terminada. Uma análise de investigação sobre os polissacarídeos (polysaccharides) está actualmente a decorrer numa universidade na Tailândia (Thai University), que tem vindo a publicar o maior número de artigos escolares sobre o fruto.

Nos últimos anos, OUTRA CLASSE DE FITO NUTRIENTES - ESTERÓIS (STEROLS) - atraíram a atenção e o interesse dos cientistas pois aparentemente auxiliam o corpo humano na manutenção de um ratio saudável de gordura no sangue ( HDL, LDL, VLDL - a soma dos três é equivalente ao colesterol). De facto, produtos com esteróis (sterols) adicionados já podem ser encontrados nas prateleiras das lojas. Assim como os polissacarídeos (polysaccharides) no Mangostão, esperamos saber mais sobre os esteróis (sterols) existentes no Mangostão e informar-vos-emos assim que esta informação estiver disponível.

 

A HISTÓRIA DO MANGOSTÃO

 

A história do Mangostão está encoberta pela neblina do tempo. Tanto a Tailândia como a indonésia reclamam para si a origem da árvore do Mangostão. A Tailândia, contudo, é geralmente considerado como o país de origem, e é actualmente o maior produtor de Mangostão do Mundo - o Mangostão foi nomeado o fruto nacional e é conhecido como "a rainha das frutas".

Com aproximadamente o tamanho de uma tangerina, o Mangostão tem uma cor púrpura e uma casca espessa, semelhante à da romã.

A árvore, caracterizada pelas suas folhas finas e sempre verdes, leva cerca de sete a dez anos até atingir a maturidade e depois permite duas colheitas por ano. Existem plantações na Tailândia, Indonésia, Singapura, Filipinas, Honduras, Ilhas Guadalupe, ,

Gana e Índia. O fruto também é cultivado na Venezuela, Brasil, Sri Lanka, Costa do Marfim, Vietname, Sul da China, Bornéu e possivelmente noutros países onde o cultivo não atinge proporções comerciais. Com fontes do fruto tanto em ambos os hemisférios, é difícil de imaginar que ocorra uma redução da produção num futuro próximo.

Tendo o seu nome sido atribuído em homenagem a Laurentiers Garcin, um padre e médico francês, considerado como o primeiro indivíduo a escrever sobre o fruto do Mangostão, o nome em latim para o fruto é Garcinia Mangostana . Em muitos dos países onde é cultivado, as suas qualidades medicinais são actualmente utilizadas na medicina tradicional. EXISTEM DIVERSOS COMPOSTOS NATURAIS NAS MEDICINAS CHINESA E INDIANA QUE CONTÊM MANGOSTÃO. IGUALMENTE, OS PRATICANTES DE MEDICINA TRADICIONAL NA TAILANDIA, CAMBODJA, VIETNAME, FILIPINAS E ÁFRICA UTILIZAM O MANGOSTÃO PELAS SUAS DIVERSAS APLICAÇÕES MEDICINAIS. .

Estas aplicações incluem :

  • Agentes antimicrobiais
  • Tratamento para problemas de pele
  • Agente anti-inflamatório
  • Analgésico
  • Tratamento da diarreia
  • Auxilio gastrointestinal

Nos países onde o uso tradicional chamou a atenção e o interesse de investigadores científicos, várias universidades aventuraram-se na experimentação do fruto e das suas xantonas num esforço para determinar como pode um simples e único fruto providenciar tantos e tão variados benefícios medicinais.

Estando familiarizado com a maioria dos suplementos disponíveis actualmente no mercado, a opinião é a de que O MANGOSTÃO SUPERA QUALQUER OUTRO SUPLEMENTO no numero de potenciais benefícios que possui. Alguns suplementos têm uma aplicação objectiva e várias aplicações secundárias. Em contrapartida, o Mangostão tem pelo menos oito aplicações, na sua maioria primárias em vez de secundárias na sua utilização. Nenhum outro suplemento sequer se aproxima desta versatilidade.

Mais uma vez, exactamente como o corpo humano utiliza os (phytoceutical) do fruto para corrigir as alterações homeostaticas não está claramente esclarecido. Contudo, NINGUÉM COM A OPORTUNIDADE DE ANALISAR OS BENEFÍCIOS DO FRUTO DEIXOU DE FICAR IMPRESSIONADO COM OS RESULTADOS.

Estes benefícios do uso do fruto de Mangostão estão documentados primariamente em testemunhos de consumidores. Mas foi o suficiente para a American Cancer Society criar um documento referente ao Mangostão :

 

O QUE PODE ESPERAR DO USO DO MANGOSTÃO ?

 

Não existem quaisquer referências que descrevam as circunstâncias sob as quais Laurentiers Garcin tomou conhecimento do Mangostão. Sendo o primeiro médico ocidental a documentar as propriedades medicinais do fruto em 1628, poderá ter estado envolvido no tratamento de crianças tailandesas afectadas pela disenteria. Provavelmente observou os impressionantes resultados obtidos nos sintomas da doença quando os pacientes bebiam um chá feito a partir da casca do fruto.

Caso seja verdade, então pouco mudou desde há 300 anos sobre o que se conhece acerca do fruto do Mangostão. Hoje em dia, INDIVÍDUOS DO MUNDO INTEIRO QUE PADECEM DE UMA GRANDE DIVERSIDADE DE AFLIÇÕES CONCLUEM QUE, QUANDO CONSOMEM UM PREPARADO QUE CONTENHA A TOTALIDADE DO FRUTO DE MANGOSTÃO, OS SEUS PROBLEMAS MELHORAM.

Precisamente como os seus organismos utilizam os fito-nutrientes encontrados neste super fruto tem ainda de ser totalmente esclarecido pela ciência. Mas se o "como" não é ainda claro, poucas dúvidas restam relativamente à eficaz utilização dos fito-nutrientes do mangostão pelo corpo humano enquanto trabalha para resolver um espantoso número de problemas de saúde.

&